Acupuntura
A acupuntura é uma técnica milenar chinesa reconhecida na atualidade como especialidade médica. Ela promove inúmeros benefícios à saúde e na clínica da dor é frequentemente indicada para:
– Alivio das dores nas costas e articulações
– Alivio das dores de cabeça
– Alivio da dor pós atividade física
– Alivio da ansiedade, compulsão alimentar e depressão
– Melhora da qualidade do sono
As agulhinhas do bem também participam como adjuvante no tratamento da Fibromialgia e outras síndromes álgicas. Por ser uma técnica sem efeitos adversos, também pode ser utilizada em crianças e gestantes.
Outra forma terapêutica é a associação com infra vermelho durante uma mesma sessão. Essa opção potencializa o relaxamento muscular e analgesia pela reabsorção de substâncias inflamatórias e estímulo a células de defesa.
Apesar de se utilizar de agulhas, essa forma de tratamento é geralmente bem tolerada e pode ser praticamente indolor.
Gestantes podem realizar acupuntura?
Podem sim! Devido as alterações gestacionais que geram inchaço nos membros inferiores, sobrecarga e dor na coluna, a acupuntura é uma técnica muito procurada. Outra vantagem do método é que as agulhinhas não trazem os efeitos indesejados das medicações.
De um modo geral todas as pessoas que sofrem de dores, stress, ansiedade, depressão, insônia e enxaqueca.
As agulhas de acupuntura não contêm medicamentos. A ação terapêutica deve-se ao estímulo de agulhas em determinados pontos, fazendo com que o próprio organismo libere várias substâncias neurotransmissoras, que exercem ações analgésica, relaxante e antiinflamatória, entre outras, aliviando a dor e gerando sensação de bem-estar.
A quantidade de agulhas varia conforme a técnica a ser utilizada, a doença a ser tratada, e também conforme a experiência do médico especialista em acupuntura.
Em nossa experiência clínica, o número médio de agulhas utilizadas por sessão varia de 10 a 20.