low-pressure-fitness

Low Pressure Fitness (LPF)

Low Pressure Fitness é uma técnica global baseada em exercícios posturais e respiratórios que tornou-se famosa pelo efeito da “barriga negativa”.  

O LPF é baseado no conceito hipopressivo combinado à mobilização neuromiofascial. Consiste em uma determinada respiração que reduz a pressão interna abdominal, estira o sistema fascial e melhora a estabilidade da coluna.  

Outro benefício é a melhora do tônus do assoalho pélvico e do abdômen, trazendo benefícios para a sua saúde, estética e rendimento desportivo. Além disso, o LPF tem grande indicação no pós-parto, incontinência urinária e diástase abdominal. 

low-pressure-fitness

  • Prevenção e tratamento para dores na coluna
  • Melhora o funcionamento do intestino
  • Acelera a recuperação pós-parto
  • Reduz inchaço abdominal e de membros inferiores
  • Melhora desempenho esportivo
  • Melhora o tônus muscular e reduz circunferência abdominal

Além disso, o praticante alcança um estado mais relaxado, pois a técnica libera as tensões da fáscia e regula o sistema nervoso autônomo, causando sensação de corpo e mente mais leves.

É verdade que muitas pessoas usam o LPF para fins estéticos, como a perda de circunferência abdominal e medidas mais enxutas.

Porém, a prática dos exercícios vai muito mais além da parte estética. Ela traz melhorias na qualidade de vida de quem sente dores na coluna, sofre com incontinência urinária e fecal, tem problemas de constipação e é ainda muito indicado para a melhora do condicionamento e preparamento físico de atletas de alto rendimento.

É importante saber e entender que o LPF e o Pilates são diferentes e complementares. No Pilates, por exemplo, trabalhamos os seus seis princípios - a fluidez, a respiração, a concentração, a precisão, o controle e a centralização - , este último uma ação frequente e  voluntária dos músculos do CORE, que é a musculatura profunda do abdômen. O LPF também utiliza exercícios posturais e respiratórios, porém, associados às técnicas hipopressivas.

Resumindo: as duas técnicas são eficazes para o seu bem-estar, mas cada uma delas utiliza sua própria metodologia e são complementares para alcançar alguns objetivos em comum, como ter uma ótima qualidade de vida e melhorar a saúde da coluna.