Nutrição
Quando falamos de tratamento da dor é necessário um olhar amplo. O nutricionista é um dos profissionais essenciais da equipe pois transforma seu dia a dia através da indicação de uma alimentação balanceada.
Você sabia que os alimentos podem te ajudar a combater a dor? Através da dieta rica em determinadas vitaminas e minerais muitos pacientes conseguem reduzir a quantidade de medicamentos utilizados para o controle da dor!
Essas vitaminas e minerais são responsáveis pela síntese de neurotransmissores os “mensageiros cerebrais”, associados a sensibilidade da dor e também da sensação de bem-estar.
Por exemplo, o ômega 3, a vitamina D e complexo B auxiliam e possuem efeito anti-inflamatório contribuindo na diminuição da dor crônica. O tratamento para a dor crônica através de suplementos é uma opção alternativa para uma melhor qualidade de vida do paciente.
- Carboidratos refinados, como pão branco ou massas não integrais
- Comidas processadas, como bolachas, nuggets, salsicha e outros alimentos industrializados tendem a conter um alto índice de gorduras não saudáveis (como gorduras saturadas e gordura trans)
- Frituras
- Refrigerantes
- Margarina
- Carne vermelha
- Excesso de laticínios
De forma geral, alimentos ricos em Ômega 3 e antioxidantes são os campeões. Alguns exemplos são:
- Peixes, como salmão, atum, sardinha e cavalinha
- Nozes, amêndoas, castanhas em geral
- Tomate
- Morango, blueberry, abacate, cereja, laranja, maçã
- Folhas verdes, como espinafre e couve
- Temperos como gengibre e açafrão