Viscossuplementação em Joelhos
Ácido Hialurônico x artrose dos joelhos
Dentre os tratamentos que apresentam bons resultados para artrose do joelho, está a viscossuplementação.
Ela consiste na aplicação de injeções intra-articulares de ácido hialurônico para o tratamento da osteoartrose dos joelhos, especialmente nos estágios iniciais. Por ser um componente já existente no líquido sinovial de uma articulação saudável, o ácido hialurônico é bem tolerado. A aplicação deve ser feita por médico especialista treinado, pois se realizada de forma inadequada pode resultar na diminuição da eficácia do tratamento.
Os mecanismos de ação são diversos. Os mais compreendidos são: o efeito puramente mecânico que ao restaurar a viscoelasticidade do líquido sinovial promove o amortecimento, lubrificação e elasticidade; e a ação biológica anti-inflamatória, analgésica, anabólica e condroprotetora. Acredita-se que o ácido hialurônico exógeno (infiltrado durante o procedimento) induza a síntese de ácido hialurônico endógeno (existente na articulação do joelho), possivelmente estimulando o processo de regeneração e consequente melhora da dor e função articular.
Estudos apontam para uma melhora importante da dor e ganho do movimento de flexão do joelho após 5 aplicações com resposta positiva em 6 meses e manutenção dos resultados.
A indicação do tratamento está condicionada a avaliação física e radiológica feita durante consulta médica.
A Injeção de ácido hialurônico é um procedimento relativamente seguro. Efeitos adversos locais como dor, inchaço podem ocorrer mas em geral melhoram com aplicação de gelo local e administração dos fármacos prescritos.
O joelho é uma área sensível, portanto optamos sempre pela realização de anestesia local na região da aplicação. Com essa medida observamos que raramente o paciente relata dor intensa.
São recomendadas 48 horas de repouso relativo, ou seja, evitar grandes esforços, mas as atividades normais do dia-a-dia podem ser mantidas.
Durante os primeiros dias após o procedimento pode haver um pouco de dor e inchaço no joelho, então é recomendada a realização de bolsas de gelo, por 20 minutos, repetidas vezes ao dia, e o uso das medicações prescrita
Os protocolos de aplicação variam conforme o estágio do desgaste articular, bem como a clínica do paciente.