FIBROMIALGIA
De acordo com a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), a Fibromialgia é uma síndrome álgica causada por um descontrole na forma como o cérebro processa os sinais de dor. Embora homens também sofram com a doença, ela é mais frequente em mulheres comidade entre 20 e 50 anos.
O diagnostico não é simples de ser feito haja visto o grande número de doenças que podem cursar com dor, por isso evite o “Dr Google ” e procure um especialista que ouça atentamente suas queixas.Se você tem dores generalizadas nos músculos, tendões, ligamentos ou articulações, cansaço excessivo, insônia ou sensação de que não dormiu (mesmo com 8h se sono ininterruptas), alterações do humor como irritabilidadeou tristeza e alterações da libido, pode estar sofrendo dessa síndrome.
O tratamento da fibromialgia continua sendo um desafio, mas é possível melhorar a qualidade de vida se a doença for corretamente diagnosticada.
Gosto de me referir ao tratamento da fibromialgia como sendo “baseado em estratégias personalizadas e multimodais”. Elas incluem:
- Reposição de nutrientes pela alimentação ou suplementados por fórmulas (vitamina B6, D, Melatonina, Cloreto de Magnésio, curcumina…),
- Atividade física orientada e de baixo impacto articular
- Acupuntura,
- Fototerapia
- Uso de fármacos como anti depressivos, analgésicos e relaxantes musculares
- Terapia cognitivo comportamental