OSTEOPOROSE: PREVENÇÃO E TRATAMENTO

O osso, além de promover a sustentação do organismo, é fonte de cálcio necessária para a execução de algumas funções como força muscular e batimentos cardíacos. Por ser uma estrutura viva, está em constante renovação: perde e ganha nutrientes diariamente.

A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição da massa óssea. As causas são muitas, e dentre elas estão questões hormonais, sedentarismo, déficit de nutrientes pela alimentação inadequada, causas genéticas, doenças sistêmicas.

Por ser uma doença silenciosa e na maioria das vezes assintomática, ela acaba sendo diagnosticada após uma fratura. As fraturas por osteoporose matam 200 mil pessoas por ano no Brasil.

A prevenção da osteoporose pode e deve começar na infância através da alimentação rica em cálcio, vitamina k2 e magnésio, da exposição solar adequada e da atividade física.

Na fase adulta normalmente precisamos de suplementação para manter o equilíbrio entre o ganho e a perda de massa óssea diária, uma vez que a alimentação raramente fornece as quantidades necessárias de vitaminas e sais minerais essenciais para a formação de osso.

Osteoporose é uma doença séria que pode ser prevenida e, se diagnosticada em tempo hábil, pode ser tratada com bons resultados.